SERÁ QUE ELES SÃO LEVES E SAUDÁVEIS MESMO?

Basta você decidir mudar os hábitos alimentares que começam a surgir inúmeras dúvidas: posso comer salada à vontade? E substituir o molho de tomate por catchup? Tem problema tomar suco de caixinha no lugar do natural? Pois bem: nem todos alimentos que aparentam ser saudáveis realmente são. Muitas vezes, em vez de ajudar na perda de peso, eles podem ser uma armadilha para a dieta e ainda prejudicar a saúde.
Um erro bastante comum, por exemplo, é abusar dos acompanhamentos na salada, deixando as folhas como coadjuvantes. “Muita gente costuma caprichar na maionese, o que faz o prato ficar bem gorduroso e favorece o ganho de peso”, afirma o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme. O especialista lista abaixo os principais vilões que podem estar sabotando a sua dieta! Entenda por que – e acerte nas próximas escolhas.

1. Saladas “elaboradas”A salada foi, é e sempre será o prato mais pedido por quem está de dieta. Além de poucas calorias, é uma opção extremamente saudável. Porém, muitas pessoas deixam as folhas e os legumes em segundo plano e abusam de maionese, tomate seco e croutons, detonando todo o valor nutricional da refeição.
2. CatchupEle não é tão inofensivo quanto parece. Os ingredientes usados nesse condimento vão muito além do saudável tomate. O catchup contém sal e açúcar em excesso, para manter o sabor e aumentar o prazo de validade. Como a gente sabe, o sal contribui para a hipertensão e o açúcar para a diabetes.
3. Pães multigrãosPela denominação, parece que eles são ricos em fibras e outros nutrientes benéficos à saúde, mas nem sempre carregam as propriedades nutricionais dos grãos integrais, pois muitos são preparados com grãos refinados. “Leia sempre as informações nutricionais – e com muita atenção. Se na lista aparecer farinha de trigo refinada, o pão não é 100% integral”, alerta o nutrólogo.
4. Barras de cereaisCom alta concentração de fibras e baixo teor calórico, elas são indicadas para o intervalo entre as principais refeições. No entanto, muitas marcas têm xarope de milho na composição. Rico em frutose, ele é utilizado para dar liga aos ingredientes. Estudos indicam que o xarope de milho pode provocar maior incidência de diabetes tipo 2, causar acúmulo de gordura, principalmente abdominal, e aumentar os triglicerídeos no sangue. Por isso, a recomendação é ficar de olho às especificações dos rótulos.
5. Sucos de caixinhaSucos de fruta fazem muito bem à saúde. Mas, colocados em caixinhas, eles viram uma bomba. A maioria é rica em açúcar, corantes, conservantes e aromatizantes. Além disso, devido ao processo de industrialização, perdem minerais, fibras e vitaminas da fruta in natura. O suco fresco, consumido imediatamente após o preparo, é a melhor opção.
6. Sopas prontasÉ verdade que são práticas e pouco calóricas, mas pobres em nutrientes e cheias de sódio na composição. Assim, podem aumentar a pressão e a probabilidade de doenças cardiovasculares.
7. Chocolate dietSem açúcar, vira uma tentação para quem faz dieta. Sem contar que a palavra diet dá a conotação de que é pouco calórico. Engano. A quantidade de gordura da gostosura é bem maior do que a de um chocolate tradicional. Isso porque a troca do açúcar por adoçante na fabricação modifica a textura do alimento – para conseguir a textura habitual, mais gordura é adicionada, o que deixa a delícia muito pesada.


FONTE: http://www.suacorrida.com.br/nutricao-wrun/sera-que-eles-sao-leves-e-saudaveis-mesmo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Auto Estima.!

Acelerando o Metabolismo...